23 de jan. de 2010


Pra mim o gesto é a menor parte da danca.
E se a gente chama uma sequencia curta de "frase", como sao as palavras entao?
Dá pra considerar mesmo um movimento amplo como gesto?
E se esse movimento amplo vier acompanhado de um signo gestual, ele vira o que?
É "passo" por que usa as pernas? O que é que configura isso?
E se no inicio tudo era pequeno e a linguagem do corpo se reduzia as coisas que eram necessarias pra se comunicar, como foi que se chegou nisso de organizar esses gestos e posturas e passos pra alguma coisa que fosse maior e fluida e que continuasse comunicando?
Quero voltar pro gesto como unica coisa. E fazer ele falar muito. Muito mais que qualquer composicao grande e sofisticada pro corpo. Se eu tirar todo o resto que nao seja o gesto puro e minimo, o que é que sobra?
O gesto tem uma técnica tao complexa quanto o balé e mesmo release tecnique ou coisa que o valha. Isso já saquei sozinho. Tentar passar o gesto adiante exige uma precisao e um apuro tecnico e sensorial absurda. Mais ainda, quando se combina com outra técnica.
Tem gente interessada nisso. Eu sou um dos interessados, posso dizer.

Linguagem.
Acredito muito no valor dessa ferramenta. E tenho investido boa parte do meu tempo nisso.
Tá valendo a pena.
Tenho vontade de ir cada vez mais pra dentro do rolo de algodao.

Nenhum comentário: